Cat Sitter: muito mais que uma “babá” de gatos!

Cat Sitter Pets da Lets

Sabia que a cat sitter pode nos ajudar a garantir uma rotina rica e saudável e até a lidar com questões mais complicadas dos nossos filhotes? Saiba mais em nosso post, que vem com listinha atualizada de profissionais por todo o Brasil!

Uma das coisas que a gente mais escuta por aí é que gatos são “independentes”. E em muitos aspectos, eles são sim… se a gente for comparar seu comportamento e necessidades com outros animais, como os cachorros (o que é muito comum de acontecer).

Mas em muitos outros aspectos, os gatinhos dependem totalmente da gente. não estou falando só de água e comida! Gatinhos também precisam de uma socialização de qualidade com humanos e outros animais, atenção personalizada e de um cotidiano de atividades bem estruturado. Assim eles podem ter uma vida plena e feliz!

Cat sitter Meus Bigodes

Antes de tudo, tenho que deixar claro que estou me referindo aos gatinhos que tem vida totalmente indoor, pois aqui tratamos de tutela responsável. Gatinhos com vida semi-domiciliada tem uma dinâmica totalmente diferente, com alguns poucos aspectos positivos, mas muitos aspectos negativos, aos quais me oponho com veemência! Mas podemos falar sobre esse assunto em outra oportunidade.

Agora eu quero falar de uma figura muito importante que vem ganhando força e espaço no dia a dia dos tutores de gatos: a cat sitter! Você sabia que essa profissional pode desempenhar um papel fundamental na qualidade do cotidiano e na vida dos seus gatinhos?

Cat Sitter Nina

Pois é! Elas são muito mais que aquela pessoa que aparece em nossa casa durante nossas viagens, apenas para limpar a caixa de areia e completar a água e a ração. São muito diferentes também daquele nosso amigo gateiro, nossa prima, vizinha, avó rsrsrs que quebram o nosso galho e seguram nossas pontas. Claro que muita gente tem a sorte de ter alguém realmente comprometido com os seus gatinhos, que faz tudo certinho, com total confiança… Mas até nisso, as cat sitters são diferentes.

Cat Sitter Pet Sitter Manaus

O que é uma cat sitter?

Procurando na internet, encontrei definições bem simples sobre o “pet sitter” ou “cuidador de animais de estimação”. Basicamente, dizem que é a pessoa que vai cuidar de um bichinho de estimação durante a ausência do dono.

Pessoalmente, acho que as pet sitters ou, focando no mundo felino, as cat sitters, representam um papel muito maior que esse na vida dos gatinhos que estão sob os seus cuidados. Vou explicar.

Cat Sitter Chris

Já conversamos aqui sobre como o stress escondido em nossa casa e hábitos corriqueiros podem influenciar negativamente a saúde dos gatinhos.

Vimos também aqui que um ambiente rico e apropriado para felinos precisa atender às necessidades ambientais dos gatinhos. Isso abrange tanto as características físicas do espaço, quanto aspectos como a qualidade da rotina e da relação com os humanos.

Cada gatinho ou grupo de gatinhos tem os seus atributos pessoais e, portanto, necessidades diferentes. Alguns vivem totalmente em paz, outros são briguentos, outros são muito ativos, outros bem preguiçosos… Cada um quer e precisa de um tipo e de uma quantidade de atenção diferente.

Cat Sitter Planeta Meow

Ainda há casos de tutores que estão enfrentando problemas comportamentais, como, por exemplo, um processo de adaptação difícil. Esse tipo de problema, como muitos aqui já devem saber rsrsrs, requer uma atenção muito especial quanto à rotina dos gatinhos, envolvendo a aplicação diária de exercícios de convivência, com abordagens positivas, previsíveis e consistentes.

Cat Sitter Felina

Somando-se a isso, cada casa, cada família, cada tutor, tem a sua realidade. São horários diferentes, trabalhos diferentes, faltas de tempos diferentes, cansaços diferentes… Sair para trabalhar às 7h da manhã e voltar para casa no final do dia, ainda ter que dar conta de mil afazeres… Não é fácil não!

E nossos gatinhos, nisso tudo? Será que está tudo bem mesmo? Será que a atenção que conseguimos dar a eles é suficiente? Será que está tudo certinho e em dia em seu espaço físico? Será que a qualidade da rotina que estabelecemos para eles é suficiente para manter o grupinho equilibrado e em harmonia?

Cat Sitter Todo Bicho Quer

E é aí que entra a cat sitter em nossa história! Essa profissional pode nos ajudar a preencher lacunas nas necessidades diárias dos nossos gatinhos, não só quando a gente precisa viajar ou se ausentar.

O que faz uma cat sitter?

As cat sitters são profissionais que se especializam em promover o bem-estar dos felinos, pondo em prática uma rotina rica e bem estruturada no dia a dia dos nossos filhotes. Elas utilizam conhecimentos, técnicas e recursos que avaliam ser necessários para melhor atender às necessidades de cada gatinho.

Cat Sitter Dani BH

As cat sitters podem nos ajudar a manter atualizado e organizado tudo o que a correria não permite que a gente faça, do jeito que queremos e precisamos fazer pelos nossos filhotes.

Desde as tarefinhas básicas do dia a dia, como alimentação, higiene da caixa de areia, escovação e brincadeiras, até a nos ajudar a realizar tarefas ligadas às necessidades médicas de nossos gatinhos, se for necessário.

Por isso algumas cat sitters são capacitadas a realizar procedimentos como fluidoterapia subcutânea, ministrar medicamentos (líquidos ou em comprimidos, colírios, pomadas) e trocar curativos.

Cat Sitter Miau em Casa

Também tem aquelas que prestam serviços como levar os gatinhos à consultas veterinárias pré agendadas. Ela acompanha a consulta, fornece ao veterinário as informações necessárias e depois comunica ao tutor sobre os detalhes discutidos.

Cat Sitter Nina

Na verdade, as sitters também podem fazer a diferença inclusive em momentos de emergência. Nada como ter uma pessoa de confiança para nos ajudar a lidar com questões que muitas vezes podem fugir do nosso controle!

Algumas cat sitters também se especializam em comportamento felino e prestam serviços tanto de consultoria, quanto de acompanhamento comportamental. Algumas consultoras de comportamento oferecem serviços de cat sitter. Ou há profissionais que trabalham em conjunto (consultora + cat sitter). São áreas muito afins, mas guardam diferenças em suas abordagens práticas.

Temos inclusive cat sitters que estudam ou já são formadas em Medicina Veterinária! Hoje em dia o nível de especialização só aumenta! É muito reconfortante saber que nós, tutores interessados no bem-estar dos nossos filhotes, podemos contar com profissionais cada vez mais capacitadas!

Cat Sitter ServCat

Mas vale lembrar que, por mais que as cat sitters sejam essa grande ajuda, nenhuma delas nos exime da responsabilidade de garantir o bem estar diário dos nossos gatinhos, né? A qualidade da relação com os donos é um dos pilares do bom-estar felino. Tanto psicologicamente, quanto fisicamente!

Mas ter o acompanhamento de profissionais é sempre uma ótima opção, e muitas vezes essencial, sim. Cada perfil de gato, de casa e de cliente e cada tipo de problema ou questão enfrentada, tem um perfil ideal de profissional e vice-versa!

Cat Sitter Tia Jully

Como escolher uma boa profissional para o meu caso?

Como tudo nessa vida, cada caso é um caso. Se estivermos lidando com problemas comportamentais, o indicado é procurar uma sitter que faça consultoria ou acompanhamento comportamental. Ou seja, que tenha conhecimentos profundos em comportamento felino e possa criar um plano de intervenção em nosso caso específico. Ou então que trabalhe em conjunto com uma consultora comportamental e faça o acompanhamento do plano que foi determinado em consultoria.

Cat Sitter Pets da Lets

Se o caso é mais simples, só para ajudar para vencer o tédio e cumprir as tarefas diárias de manutenção da turminha, pode-se contratar uma sitter que pratique abordagens positivas, que faça cursos, se mantenha atualizada e que tenha boas referências. Mesmo que iniciantes, temos muitas profissionais que já nascem dedicadas e buscam incessantemente o aperfeiçoamento.

Cat Sitter Felina

Não precisa dizer, mas eu vou dizer do mesmo jeito: nem todo profissional é igual. Nem todo profissional investe tempo e/ou recursos para se aperfeiçoar, nem todo profissional busca se atualizar, nem todo profissional busca se aprofundar. Com a explosão do mundo dos pets, surge todo tipo de gente se auto intitulando cat sitter, quando na verdade aprendeu a limpar uma caixa de areia a dois meses atrás e pronto.

As cat sitters realizam um trabalho onde é necessário muita ética, profissionalidade, conhecimento técnico, discrição e confiança. Não só porque vão entrar em nossas casas durante a nossa ausência, mas porque vão lidar com um dos nossos “bens” mais preciosos: nossos gatinhos!

Por isso eu sugiro que você pesquise na internet. Pode ser no Google, mas principalmente o Instagram, que são ótimas ferramentas para se conhecer profissionais. Seguir perfis de boas profissionais da área e observar a qualidade de seus trabalhos é uma ótima referência, para começar.

Profissionais sérias e comprometidas sempre mostram um serviço impecável, mostrando os updates dos seus clientes e dividindo conhecimentos e informações importantes. Usando a procura por palavras chave e #, podemos encontrar os perfis de vários profissionais. Daí é só seguir e escolher qual se encaixa em seu perfil!

Quem procura ajuda comportamental aqui no Gatinhos Problema sabe que, muitas vezes, chegamos a um ponto em que eu indico ao que o tutor busque acompanhamento veterinário especializado em comportamento felino, ou consultoria comportamental, ou acompanhamento comportamental.

E tem casos que identifico que a presença de uma cat sitter pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida diária dos gatinhos envolvidos. Ela vai garantir que o ambiente está adequado, que as atividades físicas e intelectuais estão em dia e que tudo estará em ordem para que o tutor chegue tarde da noite e super cansado do trabalho e possa apenas relaxar junto aos seus filhotes.

Cat Sitter Ana

Durante a minha jornada como eterna estudante de Comportamento Felino, tenho a oportunidade de conhecer profissionais como essas que falei: sérias, dedicadas, estudiosas, atualizadas, em busca constante de aperfeiçoamento.

Por isso juntei aqui os nomes de várias profissionais da área, de diversos perfis, especialidades e localidades. Se elas não forem de sua cidade, sigam-nas como referenciais de excelentes profissionais. Assim fica mais fácil fazer uma escolha consciente de uma profissional competente!

Lista Atualizada de Cat Sitters pelo Brasil

Amazonas – Manaus
Bahia – Salvador
Goiás – Goiânia
Minas Gerais – Belo Horizonte
Paraíba – João Pessoa
  • Viviane – https://www.instagram.com/petsitter_viviane/
Paraná – Curitiba
Rio de Janeiro – Niterói
Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Santa Catarina – Florianópolis
São Paulo – São Bernardo do Campo
São Paulo – Capital
São Paulo – Santos
Sergipe – Aracaju
Lista Bônus – Consultoras comportamentais e Vets Especialistas que também indicam cat sitters

Em breve farei um post completo especificamente sobre a importância do trabalho dos Consultores Comportamentais e dos Veterinários Especialistas em Comportamento para a qualidade de vida de nossos filhotes!

Mas fiquem com essa listinha bônus, enquanto o post não vem <3

Essas listas serão sempre atualizadas com mais nomes e localidades à medida que eu for conhecendo o trabalho de mais profissionais pelo Brasil a fora. Isso vai te ajudar a escolher a profissional ideal para as suas necessidades!

Agora você já pode garantir para o seu gatinho um dia a dia livre de tédio e também liberar a vovó da próxima vez que for viajar hahaha

Fiquem com a gente que em breve teremos mais novidades

<3

Texto: Marla

Crédito das Fotografias (em ordem de aparição)

  • Imagem da capa: Pets da Lets (clique de Petbook by Rossana Magri)
  • ServCat
  • Cat Sitter Meus Bigodes
  • Nina Cat Sitter
  • Pet Sitter Manaus
  • Chris Cat Sitter
  • Planeta Meow
  • Felina Cat Sitter
  • Miau em Casa
  • Todo Bicho Quer
  • Dani Cat Sitter BH
  • Dani Cat Sitter BH
  • Miau em Casa
  • Nina Cat Sitter
  • Chris Cat Sitter
  • Cris Pet Feliz
  • ServCat
  • Tia Jully Pet Sitter
  • Pets da Lets (clique de Petbook by Rossana Magri)
  • Felina Cat Sitter
  • Erica Duda Cat Sitter
  • Tia Jully Pet Sitter
  • Casa da Tia Re
  • Ana Cat Sitter
  • Bônus – Bela Adestradora

Compartilhe:

2 thoughts on “Cat Sitter: muito mais que uma “babá” de gatos!”

  1. Silvia

    Bom dia
    Sou catsitter em Joinville, Santa Catarina e gostaria de saber como incluir meu nome nessa lista. Instagram silcatsitter

    Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *