Cat Camp NYC 2018: encontrando Jackson Galaxy

No início de maio eu fui participar do Jackson Galaxy’s Cat Camp NYC 2018, na cidade de Nova Iorque, um evento muito especial para quem é louco por gatos! Lá eu tive a oportunidade de ter um rápido, porém muito emocionante encontro com o Jackson Galaxy, cujo trabalho é muito importante para a minha trajetória pessoal e uma grande inspiração para o meu trabalho aqui no Gatinhos Problema!

Para quem ainda não conhece, o Jackson Galaxy é especialista em comportamento felino e tem um programa no Animal Planet chamado Meu Gatinho Endiabrado (My Cat form Hell). Jackson aprendeu sobre comportamento felino a partir de seu trabalho voluntário nos abrigos da cidade de Boulder, no Colorado.

Olha ele ali rs

Descobriu que deixando os gatinhos mais felizes e confortáveis, mesmo dentro daquela situação tão estressante que é viver num abrigo, eles tinham maiores chances de adoção. Notou que, ao invés de ficarem acuados nos fundos das gaiolas, eles iam para frente, interagir com as pessoas que visitavam os abrigos. Ao ensinar aos gatinhos a fazer “high five!” (bate aqui!), as taxas de adoção foram para as alturas!

Também oferecia seus conselhos aos adotantes que levavam os gatinhos dos abrigos, ajudando na adaptação em casa e com os outros gatos e resolvendo outras questões comportamentais. E assim ajudou a salvar milhares de vidas, ao melhorar os aspectos da relação diária entre humanos e seus gatos.

jackson galaxy palestrando
Jackson Galaxy em ação

Aos poucos Jackson foi se profissionalizando nessa área e trocando a sua carreira de músico de rock pelos atendimentos particulares aos tutores desesperados de “gatinhos endiabrados”. Quando se mudou para Los Angeles, na Califórnia, a sua profissão pouco usual chamou a atenção de um produtor e assim nasceu o seu famoso programa de TV.

A partir daí, Jackson se tornou uma referência no mundo do Comportamento Felino. Em seu programa ele se depara com os mais diversos tipos de problemas comportamentais e ajuda os tutores a aprenderem os porquês desses problemas e assim a resolvê-los. Jackson popularizou as questões que envolvem o comportamento felino, tornando o conhecimento acessível e assim ajudando milhares de tutores mundo afora, inclusive eu! \o/

palestra de jackson galaxy

Eu conheci o trabalho dele pouco depois que adotei Irá. Assim como muitos tutores iniciantes, eu também não fiz um ritual de introdução entre ela e Jaguá. E, apesar de o princípio não ter acontecido nada muito traumático (para mim, é claro), com o tempo fui percebendo que Irá não estava bem e sua relação conturbada com Jaguá poderia ser a causa. Foi através do canal dele que comecei a aprender sobre enriquecimento ambiental e técnicas de introdução entre gatos.

No caso de Jaguá x Irá, a técnica utilizada foi a de enriquecimento ambiental e o resultado foi praticamente imediato! Fiquei realmente impressionada. Quando resolvi adotar Totí, estudei antes as técnicas de aproximação e, se não tivesse começado certo desde o primeiro momento, nossa! Nem sei dizer o tamanho do caos que teria sido aqui em casa!

Outra coisa em que o Jackson me inspira é que ele não tem uma formação em veterinária ou em alguma outra profissão da área de ciências biológicas ou psicologia, que são as áreas onde se especializam os profissionais de Etologia, ou Comportamento Animal.

Então, quando soube que o Cat Camp agora tem Jackson Galaxy como patrono oficial, juntei as moedinhas, fiz a boa e velha vaquinha na família e fui correndo (na verdade voando rs) para NY para poder dar um abraço muito apertado nesse ser humano tão especial e expressar a minha enorme admiração e gratidão que tenho por ele.

Tudo que aprendi sobre gatos e também a minha decisão de começar esse blog para contar a minha história e dividir os conhecimentos que adquiri tem muito a ver com Jackson e o seu trabalho. Assim como eu fui capaz de resolver os problemas entre minhas amadas gatinhas, sabia que poderia também ajudar outros tutores em dificuldades e ajudar esses gatinhos a viverem em paz dentro de suas casas, com as suas famílias de humanos e felinos.

O Cat Camp (Acampamento Felino) acontece em Nova Iorque desde 2017. Esse ano contou com 72 expositores, dentre eles artistas e artesãos locais, marcas de brinquedos e acessórios para gatos, sites e revistas sobre felinos, além de ONGs e projetos de CED. Além disso, teve uma área reservada para adoções, com gatinhos castrados disponíveis para adoção responsável vindos de vários grupos de proteção.

Além de compras, diversão e adoção, o Cat Camp é lugar de aprendizado e informação. A feira contou com dois auditórios onde foram ministradas palestras interessantíssimas sobres absolutamente todos os assuntos que envolvem a vida dos gatos e dos gateiros. De problemas com a caixa de areia, passando por como produzir vídeos e fotos fofas com seus gatos, de como as redes sociais podem ajudar a causa dos felinos, às técnicas de CED (Captura-Esterilização-Devolução), aos problemas enfrentados pelos grandes felinos (tigres, leões, etc.) em sua vida nos zoológicos privados… Muito assunto interessante! Foi realmente um privilégio poder ouvir essas pessoas tão engajadas e com tanto conhecimento para dividir!

Uma das atividades programadas para o CatCamp foi o Meet and Greet (conhecer e cumprimentar) com o Jackson Galaxy. Para entrar nesta seção da feira era requerido um ingresso especial. É importante dizer que essa feira tem também um caráter filantrópico então uma parte desses valores vão para as causas felinas.

Para esse momento tão sonhado e especial, quis levar uma lembrança para ele em agradecimento a toda essa revolução que ele ajudou iniciar em minha vida! Chamei a amiga, artista e ativista felina, Etiennette Bosetto para criar uma arte especial para estampar uma camiseta bem legal para ele. Etiennette também é conhecedora e admiradora do trabalho do Jackson e foi a pessoa que me estendeu a mão no momento mais difícil entre a briga entre Irá x Totí. Por isso o presente que levei para ele teve ainda mais significado!

Eu estava logo no início da fila para o Meet and Greet, fui a quarta pessoa a entrar. Estava não só ansiosa, como muito, mas muito emocionada. Todas as horas de voo, todo o investimento financeiro para chegar até ali, toda a minha história de vida nesses últimos 4 anos… Tudo se transformou em um turbilhão! E eu, manteiga (vegana) derretida que sou, entrei na sala do encontro com as lágrimas rolando e soluçando tanto que nem o meu nome consegui dizer direito pra ele hahaha! Só consegui dar um abração beeeem apertado e agradecer muito! Todo mundo que estava na sala ficou emocionado também, inclusive ele! Ainda bem que tinha levado um cartão junto com o presente, pois não conseguia falar nada!

As regras do encontro eram muito rígidas, o tempo era curtíssimo, a fila atrás de mim era enorme, mas olha… Valeu demais! Mas consegui o que queria! Transmiti pra ele toda gratidão, disse pra ele que o Gatinhos Problema existe por conta da admiração que tenho ao trabalho dele e que ele é e sempre será a minha inspiração e referência! Eu valorizo muito meus aprendizados e sempre faço questão de demonstrar às pessoas que me ensinam algo o quanto eu sou grata por isso. E com Jackson não foi diferente!

Tietagem completa
Sonho realizado!

Além de poder encontrá-lo, pude assistir ele em ação, em duas de suas palestras no evento. A primeira foi sobre o seu novo programa no Animal Planet, o “Cat vs. Dog”, com Zoe Sandor, que também é atriz, mas se especializou em comportamento canino. Foi sensacional ver a dinâmica deles no palco e como eles lidaram com os casos da primeira temporada do show. Eu gravei essa palestra e vou depois fazer um resumo aqui no blog.

Jackson Galaxy e Zoe Sandor

jackson galaxy e zoe sandor

A segunda palestra dele que assisti foi a que finalizou o Cat Camp 2018. Depois de tanto se falar sobre gatos, agora foi a vez de Jackson Galaxy falar da gente! Sim, nós, os loucos por gatos! Sobre o poder que nós temos em nossas mãos. Como nós somos os atores da revolução felina, que vem salvando a vida de milhares de gatinhos mundo afora, por meio dos resgates, adoções, a prática da CED (captura, esterilização e devolução) e, principalmente, por meio da educação!

O poder é nosso!

Sinto-me honrada em fazer parte da causa animal e a minha missão aqui também é ajudar a espalhar o conhecimento! Todos nós que estamos aqui no Gatinhos Problema, aprendendo, ensinando e dividindo conhecimento fazemos parte desse lindo movimento, estamos juntos pelos gatinhos!

<3

Marla

Texto e fotografias: Marla

Visite e conheça:

https://www.jacksongalaxy.com/

http://www.catcampnyc.com/

https://www.animalplanet.com/tv-shows/my-cat-from-hell/

https://www.animalplanet.com/tv-shows/cat-vs-dog/

Assista aqui a alguns trechos da palestra de Jackson Galaxy na Cat Camp NYC 2018

 

Compartilhe:

6 thoughts on “Cat Camp NYC 2018: encontrando Jackson Galaxy”

  1. Alline Flores e Brito

    Meu Deus, que sonho!
    Meu olho encheu de água só de ler!
    Estou me formando como adestradora de cães, mas tenho uma queda especial por gatos (tanto que por enquanto só tenho gatos, nenhum cão). Meu sonho é poder fazer um trabalho comportamental também com gatos que tenham dificuldade de adaptação. O Galaxy é, portanto, um dos meus maiores ídolos!
    Cheguei no teu blog porque estou integrando minhas duas famílias felinas: a gatinha que adotei com meu marido no começo do ano e que vive conosco e minhas duas gatas que moram com meus pais desde que me mudei em janeiro. Preciso uni-las porque vou me mudar para outro país e as três terão que viver com meus pais até eu voltar. A gatinha que vive conosco é um pouco agressiva e acho que não tinha nenhuma prática em ter tutores antes de vir pra nossa casa.
    Seu blog está me ajudando muito, confirmando teorias que tenho e me ensinando coisas novas 🙂
    Por isso, obrigada! Saiba que pra alguém você está sendo um pouquinho Jackson Galaxy 😉

    Reply
    1. gatinhosproblema

      Poxa, Alline! Que maravilha!
      Fico muito feliz e grata.
      Um abraço!

      Reply
  2. Fernanda

    Feliz por vc, pelo seu conhecimento, dedicação e muito, muito amor pelos gatinhos! Que vc sempre esteja presente nos Cats Camps mundo afora e que nos abasteça de conhecimento, histórias e casos! Força, Luz e Sucesso na sua missão! Bjos!

    Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *